“O modelo dos modelos”
Italo Calvino
Segundo texto lido percebi que o Sr.Palomar tinha em mente construir um geométrico perfeito para lhe dar as respostas possíveis porém, não se encaixavam essa figura, pois "a figura, saltava a
seus olhos uma paisagem humana em que a monstruosidade e os desastres não eram
de todo desaparecidos e as linhas do desenho surgiam deformadas e retorcidas. E sempre tentava encontrar maneiras para encontrar aquele que se
adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas
realidades distintas, no tempo e no espaço."
Trazendo para nossa realidade, quando trabalhamos com os alunos, procuramos encontrar soluções e as vezes achamos que a fórmula para determinado aluno também vai ajudar o outro, engraçado que o texto nos leva a uma viagem em busca do real sentido em relação ao nosso papel enquanto educadores e o quanto todos temos capacidade para realizar algo, mesmo diante das nossas limitações.
O texto também menciona que pra cada modelo geometrico, cada um deles diferem, ou sejam seu modelo de figura perfeita na verdade não existe, chegando a conclusão que "os seus “sins”, os seus
“nãos”, os seus “mas”. Para fazer isto, melhor é que a mente permaneça
desembaraçada, mobiliada apenas com a memória de fragmentos de experiências e
de princípios subentendidos e não demonstráveis."
Nós, professores, temos uma missão de incluir nossos alunos, para que sejam aceitos as diferenças, que haja acessibilidade, eliminando as barreiras, e que esses alunos aprendam viver numa sociedade com autonomia e sem preconceito.
O autor ainda menciona que "não é uma linha de conduta da
qual possa extrair satisfações especiais, mas é a única que lhe parece
praticável."
Existe muitas fórmulas ou idéias para educar, sabendo que para cada individuo, há uma fórmula para educa-lo.
Então, podemos dizer que não existe receita pronta, estamos sempre descobrindo, tendo sempre um novo olhar para cada criança.

